O objectivo central do projecto é alargar a marca Lisboa como instrumento estratégico para a diversificação e organização da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa através das indústrias criativas aplicadas ao turismo, do turismo de saúde e bem-estar, do turismo gastronómico e enoturismo, e de oferta pioneiras nesta região como o dark tourism, o turismo voluntário, o turismo cinematográfico, o turismo criativo e o turismo literário.
No que concerne à área de actuação da diversificação da oferta turística podem identificar-se quatro grandes objectivos:
Pretende-se como resultado final do projeto de investigação a disponibilização de um modelo de negócios nas áreas estudadas, assim como o desenvolvimento de aplicações que permitam navegar pelos territórios estudados. Temáticas transversais para a integração territorial, tendo como objetivo diversificar a oferta turística da AML, organizando-a e gerando novos conteúdos visitáveis, potenciando a marca “Lisboa” para toda a Área Metropolitana, nos segmentos estudados, organizados e disponibilizados às autarquias, empresas, populações e turistas.
O crescimento exponencial do turismo na cidade de Lisboa, convive com fortes desigualdades no desenvolvimento turístico da AML, tendo os restantes dezassete concelhos, com exceção de Sintra e Cascais, beneficiado residualmente deste crescimento tão expressivo. Os elevados níveis de concentração turística da cidade de Lisboa e aos quais acresce um crescimento que tem sido muito acima das taxas de crescimento médias de outras cidades e que deverá manter-se, senão acentuar-se, cria uma oportunidade única ao nível da diversificação da oferta turística, da construção e criação de novos conteúdos visitáveis na AML, do aumento significativo do valor acrescentado do turismo, apostando na integração temática, territorial e na inovação ao nível de novas ofertas turísticas de que tanto Lisboa como a AML não dispõem.
A sustentabilidade do turismo na cidade de Lisboa depende fortemente da capacidade de inovação e diversificação da oferta turística no contexto da AML e de uma estratégia de integração territorial e temática, que beneficie, em primeiro lugar as populações residentes.